notícias »

Carne brasileira é embargada por Europa, China, Coréia do Sul e Chile após operação da PF

  • 20/03/2017 13:37

Carne 1(limaduarte.com) /

Europa, China, Chile e Coreia do Sul anunciaram o embargo da carne brasileira de empresas envolvidas na fraude no setor, denunciada pela Polícia Federal, na última sexta-feira (17). Hoje, autoridades europeias suspenderam quatro empresas envolvidas no escândalo e pediram que o Brasil esclareça a situação de carne que esteja em navios sendo transportada neste momento para o bloco.

Bruxelas orientou seus membros para que adotem "uma vigilância extra" ao tratar de qualquer produto brasileiro. Bruxelas confirmou ao portal Estadão que, se o Brasil não retirasse essas companhias da lista de exportação, a União Europeia iria bloquear a entrada dos produtos. O continente europeu consome cerca de 10% de toda a venda de carnes nacionais.

A Coreia do Sul, por outro lado, anunciou que vai suspender temporariamente a importação de frango brasileiro da BRF. De acordo com a agência Bloomberg, a China também decidiu barrar por enquanto as compras de carne bovina do país. Na América do Sul, o Chile seguiu a mesma linha.

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou, esta manhã, que a China pediu ao governo brasileiro explicações sobre a Operação Carne. Segundo Blairo Maggi, o Brasil dará todos os esclarecimentos aos chineses o mais rápido possível. Até receber as informações, a China não desembarcará as carnes importadas do Brasil. Hoje à noite, o ministro terá uma videoconferência com autoridades chinesas para prestar esclarecimentos.

Até o momento, segundo o Ministério, a China foi único mercado a fazer comunicado oficial sobre o caso.


Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: arquivo)



 

carregando